quarta-feira, 1 de abril de 2009

O Webjornalismo hoje


Segundo a jornalista e professora Pollyana Ferrari o web jornalismo desde a época do primeiro crossover de mídias no Brasil à dez anos atrás. Portais modernos que ainda não sabem ou não querem explorar, todas as ferramentas que o mundo digital disponibiliza. Notícias repetidas em todos os veículos, reciclagem de matérias que serão impressas com algumas compactações.

Na web não temos a fidelização do leitor. Se o texto de um portal não está interessante, ou se o mesmo texto foi lido em outro portal, porque o leitor vai perder tempo, que nos dias de hoje é ainda muito mais preciso, lendo matérias batidas?

A autora cita ainda o site Globo.com que ao invés de inovar coloca seu acervo de vídeos, notícias, o que inclui bastante velharia, a disposição do seu leitor.

Não que isso não tenha nenhuma importância. Alguém que perdeu o jornal daquele dia por exemplo entra no site e consegue assistir as notícias mais relevantes do dia. Mas Web jornalismo não é só isso. Web jornalismo é tempo real, é maior interação do leitor com o veículo, é novidade, é mudança em tempo real. É isso que o público que acessa os portais espera.


leia mais sobre a entrevista no